Redes Sociais é Futuro para os Empreendedores?

Redes sociais
Redes sociais

Houve um dia (anos atrás) que todo mundo acessava e publicava no Facebook diariamente. Inclusive eu era uma dessas pessoas. As redes sociais parecia um mar de oportunidades.

Inúmeras pessoas perceberam essas oportunidades. Criaram páginas que rapidamente cresciam. As publicações conquistavam um grande alcance orgânico (Natural, sem impulsionar = pagar).

Os ótimos resultados possibilitaram o surgimento de muitas empresas, além do crescimento de outras que divulgaram sua marca nacionalmente.

Porém todos nós sabemos como essa história termina. De uma hora para outra o Facebook começa entregar resultados menores, menores e menores.

O que ocorreu no Facebook pode ocorrer no Instagram ou nas outras redes sociais? Continue lendo que darei essa resposta.

As principais reclamações nas redes sociais

Considere-se privilegiado se até o momento nunca escutou alguma reclamação sobre redes sociais.

Falando por mim, recebo em média uma reclamação por semana e vou compartilhar aqui com vocês. São elas:

1 – Queda de seguidores: Em um passe de mágica ocorre uma queda nos seguidores quem ninguém sabe explicar.

2 – Queda de alcance: As publicações perdem alcance. As vezes algum problema ou erro é identificado, mas quase sempre não se encontra um motivo aparente.

3 – Queda de engajamento: Das três, essa é que apresenta mais dificuldades em separar o culpado. Sim, as vezes a publicação não convida para comentários ou é sobre um assunto que ninguém possui duvidas ou vontade de comentar. As vezes foi redução do alcance.

4 – Falhas e erros: Ocorre menos, mas quando ocorre é um desespero. Alguns são afetados, outros não e ninguém entende nada.

Alcance orgânico do Facebook

Um exemplo bem conhecido sobre queda de alcance ocorreu no Facebook. Vamos entender mais como ocorreu:

2007 até 2011 = Alcance 100%

2012 = Alcance 16%

FEV/2012 até MAR/2014 = Alcance 6,5%

FEV/2012 até MAR/2014 (páginas acima de 500mil) = Alcance 2%

2016 (Queda de 52% sobre os 6,5% e 2%) = Alcance 3% e 1%

FONTE DOS NÚMEROS: Hubspot

Essa queda de alcance do Facebook não atrapalhou os usuários no geral. Porém inviabilizou quem desejava divulgar sua marca gratuitamente com os mesmos grandes resultados de antes. O Facebook transformou-se em uma plataforma paga para os empreendedores.

O Instagram pode seguir o mesmo caminho?

Infelizmente, nada impede que o Facebook que é o atual proprietário do Instagram repita essa mesma estratégia no próprio Instagram.

Por que faria isso? Porque essas mudanças resultam em muitas campanhas pagas e consequentemente muito lucro. E todos gostam de aumentar seus lucros.

Muitos usuários antigos reclamam que o alcance do seu Instagram Feed foi reduzido drasticamente. Porém assumem que o alcance do Instagram Story está bom, por enquanto.

A realidade é que ninguém pode prever quando será feito ou se algum dia será feito. Porém especialistas recomendam que os usuários business (negócios) estejam preparados para o momento em que o Instagram perder alcance e eficiência.

O que são as redes sociais?

Uma rede social é um Website que pertence a uma empresa. Essa empresa pertence a um ou mais proprietários.

A diferença básica é que um Website com o título de rede social tem propósitos de entretenimento, compartilhamento e encontro de pessoas interessadas em um determinado assunto.

Todo Website ou App desenvolvido para atrair o interesse das pessoas, de forma que essas pessoas publiquem sobre sua vida e que também consiga visualizar publicações de outras, pode receber o título de rede social. Website ou App com finalidades de socializar.

Para criar uma rede social própria de sucesso necessita o investimento de milhões. E praticamente ninguém possuí a intenção e a necessidade de tornar-se concorrente das redes sociais existentes no mercado.

Como se preparar para a queda de eficiência das redes sociais?

Partindo do ponto de vista que criar a própria rede social não é uma alternativa e que você não possui controle algum sobre as alterações que tando incomoda ou até mesmo lhe prejudica. O que fazer?

Ao empreendedor que dependa unicamente das redes sociais para divulgar o seu negócio precisa planejar uma transição.

Nessa transição você precisa considerar dois aspectos. O primeiro é passar a investir em impulsionamentos e campanhas caso os resultados gratuitos já não atende o seu negócio. O segundo é começar a investir em uma estrutura própria com um website profissional.

Implicações de um website

Na crença popular e até mesmo de empreendedores, você cria um site “bonito” hoje e na semana que vem já não sabe o que fazer com os milhares de acessos. Afinal, o site ficou “lindo” com as imagens e cores que você escolheu.

Saindo do mundo cor-de-rosa e passando para o mundo real que é mundo que os empreendedores devem estar. Provavelmente os seus dotes de “designer” não chega nem perto de um designer profissional que estudou e vive designer diariamente. E aquilo que está lindo para você, baseado apenas em gosto pessoal, estará amador para as demais pessoas que não compartilha do mesmo gosto.

Não existe site “lindo” que traga milhares de acessos em uma semana de funcionamento. Se tudo estiver correto, considere anos até atingir seu objetivo. Maior o objetivo, maior tempo de maturação do seu site.

A importância de um website em sua estratégia digital

A Revolução Digital desde que iniciou, ainda não recuou. Pelo contrário, avança com mais folego e rapidez a cada ano que se passa.

Quase tudo já se faz pela internet através de um Website ou App. Quem imaginou que um dia ficaria mais de um ano sem pisar em uma agência bancária?

Eu nunca imaginei e já tem dois anos que não piso em um banco. Realizo todos os pagamentos via Internet Banking. Todas as compras por cartão de débito ou crédito.

O digital facilita a vida

Estive pensando… Eu não quero voltar ao passado quando precisava montar um envelope com todas minhas faturas e boletos. Somar tudo na calculadora e colocar o dinheiro correspondente. Depois pedir para o meu pai ir até o banco, pegar fila e pagar.

Isso ocorria porque eu estudava e trabalhava. Só conseguia passar perto de um banco por volta das 18hs no caminho para faculdade. Tinha vez que eu era obrigado a realizar saques no caixa eletrônico e correr para a faculdade. Ruim era quando tinha fila nos caixas, e quase sempre tinha.

Assim como eu, todo mundo deseja facilitar sua vida e quando descobre uma alternativa Digital não abre mão de usá-la.

Mudanças ocorrem, as pessoas mudam

Seja pelo Amor ou pela Dor, em pouco tempo todos terão que providenciar a sua presença Digital de uma forma profissional, estruturada e personalizada.

Lembra do DISK ENTREGA? Esse já está sendo aposentado pelos Websites e Apps. Muitas pizzarias foram obrigadas a criar seu próprio Website e App ou se associar a um como o Ifood, por exemplo. As pessoas querem olhar o cardápio digital com lindas fotos antes de realizar sua escolha. Mesmo que o seu negócio seja físico.

O digital envolve e conquista

O ser humano é curioso, gosta de pesquisar e de procurar. Gosta de obter mais informações, ver imagens e vídeos, de ser envolvido e conquistado. E isso vem sendo feito no mundo digital e aos poucos deixando de ser feito no mundo Físico como antigamente.

O mundo Físico não vai acabar. Mas decisões ocorrerão primeiro no mundo Digital.

Quem nunca foi na internet pesquisar o site do hotel para ver as fotos antes de reservar. Quem nunca foi na internet para pesquisar o site e as fotos daquele barzinho que vai conhecer pela primeira vez?

O Mundo Digital amplia a sua competitividade frente aos concorrentes se usado da maneira correta.

Implicações de usar redes sociais como única presença digital

Chega ser frustrante pesquisar um site (mais credibilidade) e no lugar encontrar um perfil do Facebook nada envolvente e nada personalizado. Depois garimpar nas postagens as informações que deseja saber sobre o produto ou serviço.

Mais frustrante ainda é estar animado para realizar a compra e ler reclamações ou até mesmo algumas perguntas pertinentes que foram realizadas no perfil e não respondidas.

Grande parte do público que pesquisa por uma empresa, tem por grande objetivo encontrar um website. Um perfil de rede social é ótimo mas não é o que se espera de uma empresa que busca passar profissionalismo.

Controle reduzido

Lembro-me que meu irmão sofreu com isso. Uma pessoa mal-intencionada comentou que a pizza comprada estava com gosto de fumaça do forno a lenha. Meu irmão na época respondeu com toda educação que não trabalhava com forno a lenha, e sim com forno a gás. E que o nome dele não constava no cadastro de clientes da pizzaria.

A rede social não permitiu (na época) a exclusão do comentário injusto. E esse ficou lá para que todos que pesquisassem na internet pudessem ver.

Não basta uma presença Digital no Facebook igual à de todo mundo. A presença Digital precisa ser profissional, personalizada e envolvente. Uma presença que transmita os seus valores, que conquista e fideliza os interessados. Que você tenha total controle sobre ela.

Forma correta de visualizar as mídias sociais

O empreendedor no geral precisa ter sua visão ampliada, mesmo que doa a princípio, e entender que todo o mundo digital é feito por pessoas como programadores, designers, fotógrafos, redatores, videomakers, dados, marketing, SEO, estrategistas, produtores, influenciadores, celebridades. Etc. E pessoas tem custo, necessitam receber e alguém precisa cobrar.

Cobrar de quem está nas redes sociais para negócios (publico pagante) querendo ampliar suas vendas e lucros é mais natural que cobrar assinatura de uso do publico que está ali para diversão.

A grande dica que deixo para empreendedores é de passar a enxergar o mundo digital como uma janela de oportunidades. Atualmente um website profissional ou vários serviços digitais custam anualmente bem menos que um (“1”) funcionário CLT contratado e entrega mais resultados ao longo do tempo.

Substitua a visão limitada do “gratuito” para a visão ampla do investimento, custo-benefício e retorno que seus negócios vão avançar ainda mais nas redes sociais e no meio digital.

Conclusão

É preciso entender que o futuro dos empreendedores nas redes sociais são os melhores. As redes sociais possuem grande relevância e milhares de usuários (possíveis clientes). Mas não se iluda com futuro bom e gratuito, como já ocorreu no passado.

Para o público business (negócios) as perspectivas são de que em pouco tempo o seu perfil deixe de entregar resultados gratuito satisfatório. Tendência de redução (data e quantidade desconhecida). Para esse público a rede social vai perder sua eficiência a menos que comece a impulsionar e divulgar (pagar).

Por trás de cada rede social existe uma empresa de tecnologia e marketing muito avançada e cara. E por mais que a gente discorde, ela precisa se financiar.

Os empreendedores que desejam grandes resultados nas redes sociais e no mundo digital já estão pagando. Também investem em uma estrutura própria (website e e-mail) para trazer os clientes ou futuros clientes (leads) para o seu controle.

Por Josue

Especialista em Marketing, Designer, Desenvolvimento Web e Inteligência de Negócios

Eu ajudo empresas, profissionais e empreendedores a ocuparem de forma profissional o seu espaço na Web. Ampliando negócios e vendas através de um Website e uma estratégia de Marketing Digital. Possibilitando mais competitividade em seu ramo de negócio.

Publicado em 04 de Dezembro de 2019

Atualizado em 04 de Dezembro de 2019