Recebemos o desafio de otimizar um website WordPress cujo carregamento da página ocorria em impressionantes 12,5 segundos.
Para quem não sabe, quanto mais rápido uma página abrir após digitar seu endereço, melhores serão os resultados. Essa rapidez é essencial porque muitos internautas desistem de acessar o WebSite por lentidão. Ocorre a “fuga” da página enquanto ela ainda carrega.
Existem estudos que apontam que um segundo ganho em agilidade no carregamento já é capaz de melhorar a experiência do usuário e ampliar a conversão, acessos e vendas.
O desafio não foi nada fácil! Continue lendo para entender como esse grande desafio foi superado.
Contexto e características do problema
A exigência era obter os resultados sem alterar hospedagem, excluir funcionalidades ou aumentar custos. Ou seja, otimizar o site do jeito que o site estava.
Quem entende um pouco de otimização sabe que uma hospedagem melhor, excluir recursos ou contratar novos recursos fazem mágica. Mas o mesmo não podia ser utilizado.
Outra questão que surpreendeu foram as imagens que já estavam otimizadas e bem leve. O problema da lentidão não era imagem. Muitas outras opções e alternativas tiveram que ser testadas. Entenda mais como ocorreu.
Iniciando a otimização do site
O primeiro passo foi realizar a criação de um Backup completo. Se ocorresse uma falha grave no processo o site não seria afetado. O segundo passo foi aferir a situação do site antes de começar o trabalho. Na imagem abaixo é possível constatar a grave situação. São 12,5 segundos! Quem espera todo esse tempo para visualizar uma página?
Depois das primeiras intervenções de melhoria o tempo de carregamento caiu para 7,3 segundos. Uma otimização significativa, mas ainda longe do ideal.
O momento mais crítico da otimização
Várias tentativas de redução dos 7,3 segundos falharam. Nada fazia esse número reduzir. Chegou ao ponto de desconfiar da hospedagem. Duvida que foi descartada após testar o site em uma hospedagem bem superior e o desempenho não melhorar como deveria. Nesse caso não era hospedagem.
Diante de tantas tentativas sem surtir o efeito almejado, foi necessário entender a estrutura do tema e procurar por erros.
Identificando o erro
Após muita procura foi identificado um código PHP com uma referência inválida. O caminho que o código apontava não existia. Só que antes de excluir esse código foi necessário encontrar o seu substituto válido.
Erro de código devidamente identificado, estudado e corrigido. Essa correção reduziu de 7,3 para 3,3 segundos. Depois de muito esforço o resultado ideal de otimização foi alcançado.
A imagem abaixo demonstra todo o trabalho de otimização do site e seus resultados obtidos:
Conclusão
Nos moldes proposto, o resultado obtido ficou bem acima da meta e impressionou. Mesmo sabendo que ainda é possível melhorar esse desempenho através de outras estratégias que não puderam ser usadas nesse caso em específico.
Como proposta de melhoria para uma segunda fase de otimização sugerimos a necessidade de uma hospedagem melhor e também o uso de CDN (Content Delivery Network). Tais estratégias têm a capacidade de melhorar ainda mais o desempenho.
Seu site WordPress é lento. Deixe sua opinião.