O que é SEO? O que todo empreendedor necessita saber

Seo jpmw agência
Seo jpmw agência

A palavra SEO é usada para referenciar um grupo de estratégias que quando utilizadas de forma correta são capazes de melhorar o posicionamento orgânico (gratuito) de um website dentro das pesquisas que são realizadas nos sites de busca. Consequentemente atraindo mais trafego para o site.

Todos os significados de SEO

SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization, que traduzidas para o Português significa Motor de Otimização de Busca, ou popularmente Otimização para Motores de Busca (ou Pesquisa). Podendo também ser chamado de Otimização para Mecanismos de Busca (ou Pesquisa) e muitas vezes resumido apenas como Otimização de websites.

Agora que você já sabe o significado de SEO está pronto para entender de forma definitiva a sua utilidade prática para o seu negócio, website ou blog. Independente de ser WordPress ou não. Continue lendo.

O grande mito sobre Otimização para Motores de Busca

Acreditar que estão fora e não possuem nenhuma relação com o SEO simplesmente por não possuir um website ou blog. O que não é uma realidade. Quem possuí uma rede social tem grandes possibilidades de estar incluso sem saber.

Lembro-me que em 2012 ocorreu algo inusitado. Na época eu não sabia nada sobre SEO, assim como muitos no Brasil também não sabiam.

O gestor da empresa a qual eu trabalhava pesquisou na internet pelo nome da empresa e apareceu a minha foto. Pesquisou por serviços da empresa e outra vez apareceu a minha foto. Minha foto ou meu nome aparecia em quase todas as pesquisas pelos termos relacionados a empresa.

Em tom surpreso o gestor me comunicou imaginando que eu revelaria o que tinha feito. Em tom mais surpreso ainda revelei que nem imaginava aquilo porque eu não tinha feito nada.

Resumindo. Ficou só na surpresa mesmo porque tanto eu, o gestor da empresa e outros funcionários não tinham a menor noção do que tinha ocorrido.

Encontrando o motivo e a solução

Cerca de três anos depois eu descobri e por decisão que considerei correta, solucionei o caso.

Um perfil em rede social meu ao qual eu tinha preenchido o nome da empresa se encarregou de fazer SEO. Meu perfil na rede social era o mais influente e relevante que tinha o nome da empresa preenchido. Dessa forma, os motores de busca de forma orgânica atribuiu meu nome e foto nos resultados quando alguém pesquisava pela empresa.

Como resultado, considerando que a empresa não tinha nenhum planejamento de fazer SEO e que o meu perfil na rede social continuaria sendo relevante, eu tomei a decisão de ocultar o meu perfil para pesquisas em sites fora da rede social. Dessa forma meu nome e foto deixou de aparecer para quem pesquisava pela empresa.

Aliás, caso você já use ou pretenda usar redes sociais no seu negócio, antes, saiba se as Redes Sociais é Futuro para os Empreendedores.

Relevância para Mecanismos de Busca

Se você leu até aqui deve ter percebido que o critério de relevância norteia os mecanismos de busca.

Isso significa que sempre será priorizado o conteúdo mais relevante relacionado ao termo (palavra-chave) usada na pesquisa.

Para o melhor entendimento, vou dar um exemplo. Você foi batizado com o nome de um cantor ou algum cantor com o mesmo nome que o seu ficou famoso.

Provavelmente qualquer pesquisa realizada pelo seu nome retornará com notícias, vídeos e fotos relacionada ao cantor e não vai aparecer nada de você.

Isso ocorre porque de todas as pessoas que pesquisam pelo nome (palavra-chave) esperam encontrar o cantor e acessam o conteúdo do cantor. Isso cria relevância.

Raramente ou em um volume muito baixo é que alguém vai pesquisar desejando algum resultado que não seja o cantor.

Disputa por relevância

O tempo todo os mecanismos de busca avaliam a relevância.

Vamos fazer de conta que o cantor com o mesmo nome que o seu deixe de fazer sucesso e caia no esquecimento.

Em contrapartida, você se transforma no maior palestrante do país. Com isso, quando alguém pesquisar pelo seu nome o mecanismo de busca vai entender que as pessoas querem encontrar o palestrante e não mais o cantor.

Essa disputa por relevância ocorre por nomes, palavras e frases. Qual o mecanismo de busca considerar o mais relevante será exibido na frente dos demais.

Como ser relevante?

Isso vai depender muito para qual palavra-chave você deseja obter essa relevância.

Caso você deseja tornar-se relevante para um termo que não existe na internet ou que existe conteúdo de baixa qualidade, o caminho será facilitado. Basta publicar o conteúdo.

Se já existir outros conteúdos de qualidade, então o caminho será mais trabalhoso e demandará tempo e investimento para disputar o espaço.

Existe uma concorrência em cada palavra-chave, nomes e frases.

Via das dúvidas, sempre publique bons conteúdos. Posteriormente avalie, atualize e melhore esses conteúdos.

Entendendo a concorrência por palavra-chave

Os maiores motivos que justificam a disputa por uma palavra-chave se dá pela capacidade de gerar trafego ou de atrair vendas.

Capacidade de Trafego (visitas no website)

O primeiro motivo que leva alguém a desejar se posicionar para uma palavra-chave é a capacidade de trazer trafego (visitas) para o seu website.

Temos três palavras-chave. A primeira recebe duzentas pesquisas por mês. A segunda recebe cinco mil. A terceira recebe cinquenta mil pesquisas. Certamente todos vão querer se posicionar para a terceira palavra-chave porque existe mais pessoas interessados nela. Vai atrair mais trafego.

Porém a terceira palavra-chave também terá maior concorrência. Os conteúdos terão mais qualidade. Conquistar um espaço é difícil e leva mais tempo de trabalho (otimização).

Capacidade de Vendas

O segundo motivo é a capacidade que a palavra-chave possuí de gerar negócios e vendas. É a intenção de compra. Quanto maior for o poder de gerar vendas, maior é a concorrência pela palavra-chave.

Imagine que alguém pesquise por “qual é o melhor smartphone”. A pessoa espera conhecer mais sobre os aparelhos. O que é diferente da pessoa querer comprar. A intenção real é a de obter informação.

Vamos alterar essa pesquisa para “preço do smartphone XYZ”. As chances de que alguém que pesquise por preço esteja com a intenção real de realizar a compra são enormes. Todas as empresas que vendem smartphones desejam estar ali nos resultados para realizar a venda.

O que eu devo fazer para ser o primeiro no resultado das buscas?

Dando sequência, se você entendeu como os mecanismos de buscas trabalham, então provavelmente está imaginando aprender a fazer esse trabalho e melhorar o seu posicionamento nas pesquisas.

Isso é perfeitamente possível, porém nada fácil e demanda meses de estudo, prática e testes.

Lembre-se, SEO é um GRUPO (Conjunto interligado) de estratégias que quando utilizadas de forma CORRETA são capazes de melhorar o posicionamento orgânico (gratuito) de um website dentro das pesquisas que são realizadas nos websites de busca.

Relacionar todo esse grupo de estratégias explicando cada detalhe é conteúdo para um livro.

Saber tudo de SEO garante um bom posicionamento?

Mesmo aprendendo e colocando tudo em prática, ainda assim não é garantido melhorar o posicionamento. Os sites de buscas estão sempre alterando o seu algoritmo (conjunto das regras e procedimentos lógicos) com objetivo de filtrar os melhores conteúdos da internet.

A melhora do posicionamento normalmente depende da otimização realizada no seu website, da otimização realizada nos concorrentes, e de como os motores de buscas assimilaram essas otimizações. Se você otimiza e todos os concorrentes também otimiza, a chance é de ninguém sair da sua posição.

Pode levar meses e até anos ganhar ou perder posição para termos concorridos.

O que ninguém te conta sobre SEO

Uma vez feito SEO, se faz necessário acompanhar e monitorar o que foi feito. Em seguida tomar uma decisão e aplicar as correções. Acompanhar novamente em um ciclo que se repete e consome tempo. Trabalho realizado por um Analista de SEO, normalmente.

É preciso entender que um empresário ou empreendedor não possuí o tempo disponível no seu dia para realizar essas tarefas. Então o que fazer?

O que fazer para ter SEO em seu site?

1 – SEO básico – Consiste em aprender as técnicas básicas, aplicar e depois não acompanhar já que não terá tempo. Funciona muito bem para blogueiros.

2 – Contratar um Analista de SEO – Isso é obvio! Pode ser, mas a realidade é que existem milhares de empresas que necessitam de um analista de SEO e ainda não possuem. Isso funciona muito bem para pequenos e médios e-commerces.

3 – Serviço de SEO de agências – A grande maioria das empresas não possui uma demanda grande de SEO que justifica a contratação de um profissional. Mas também não dispõe do conhecimento ou tempo para aplicar corretamente.

Nesse caso é que entram as agências de marketing que contrata o analista de SEO, treina e vende esse serviço. Cada agência cobra o seu valor, já que possuem custos diferentes, mas no geral quem contrata uma agência vai pagar menos do que se tivesse que pagar o salário e encargos de um analista de SEO.

A falsa promessa do SEO

Se alguém lhe prometer SEO para ranqueamento em primeira página, fuja rápido.

Se o profissional ou empresa mostrar vários casses de sucesso onde o website alcançou a primeira página após o seu serviço de SEO, fuja também!

Ninguém pode prometer primeira página porque trata-se de algo a ser disputado com outros participantes na internet. Além disso, são os motores de buscas que vão definir quem se saiu melhor.

Ter conquistado a primeira página não significa que vai se manter na posição. Nem significa que vai conseguir fazer qualquer website alcançar a primeira página.

A elevada competitividade

Eu costumo comparar SEO como uma copa do mundo de futebol. A equipe que ganhou a copa do mundo passada sempre inicia o novo torneio como favorita. Os jogadores se sentindo os melhores e prometendo conquistar o torneio novamente só porque conseguiu fazer isso antes.

O problema é que eles esquecem de combinar com os adversários (concorrentes) e acabam perdendo o torneio, de alguma forma ou outra, decepcionando muitas pessoas que acreditaram na promessa.

O que alguém de SEO pode prometer se diz respeito a fazer um trabalho de otimização de qualidade que poderá resultar em uma melhora na posição, mas que essa melhora não é garantida devida a muitos fatores incontroláveis.

Como avaliar o SEO do seu website

É preciso entender que para a maioria das pessoas faz mais sentido saber o que é SEO, como funciona e como saber avaliar que propriamente aprender uma nova profissão de Analista de SEO a qual não dispõe de tempo para exercer durante o seu dia.

Quem já tem ou pretende ter um website precisa entender que vai necessitar de serviços de profissionais. E isso é a coisa mais natural do mundo.

Imagina se todo mundo que possuí um automóvel aprender a profissão de Mecânico de Automóvel apenas para não ter que levar o seu carro em uma oficina mecânica. Faz sentido?

Certamente entender e saber avaliar os resultados pode ser mais importante que propriamente saber como fazer SEO.

A seguir passo algumas dicas do que você deve fazer para saber se o SEO do seu website precisa de melhorias.

DICA 1 – Encontrar o website pelo seu nome de domínio

Pesquisa jpmw agência seo
Pesquisa pelo nome jpmw agência – seo

Apesar de parecer básico, existem inúmeros websites na internet que não são encontrados pelo seu nome.

Você entra no website de buscas, digita exatamente o nome da empresa ou o nome do site, e nada aparece.

Encontrar o website pelo nome é o primeiro sinal de que um trabalho de SEO foi bem realizado. Isso é importante porque muitos clientes pesquisam pelo nome da empresa buscando por mais informações antes de fechar um negócio ou antes de realizar uma visita no estabelecimento.

Se o seu site não aparece nessa busca, as chances de perder o negócio aumentam muito.

Lembre-se, ninguém conhece melhor a sua empresa ou o seu negócio que você mesmo! Mas se o seu website não aparece nas buscas, o cliente pode acessar opiniões e informações de terceiros sobre o seu negócio. O que não é nada bom.

DICA 2 – Ser encontrado por termos (palavra-chave) relacionado ao negócio

Essa parte é o grande objetivo da maioria dos sites na internet porque alguns termos são capazes de trazer um grande volume de visitas e até mesmo vendas.

Mas caso você queira avaliar o SEO do site procurando por algum termo relacionado ao negócio, se faz necessário considerar dois aspectos. São os Termos privado e os Termos público:

1 – Termos privado

Todos os termos que possuem um caráter pessoal ou inovador (não existia antes) podem entrar nesse grupo.

A lógica é simples. Se não existia antes e você foi o primeiro a colocar o termo na internet, certamente os motores de buscas serão obrigados a relacionar o seu website nessa busca.

Se foi realizado um trabalho de SEO, então o seu site deve aparecer em pouco tempo (inferior a duas semanas) ranqueando na primeira página ou primeiro resultado para termos privado. O que é o ponto positivo.

O ponto negativo é que existem poucas pessoas pesquisando esse termo por ser novidade. Vai depender de você tornar o termo desejado e procurado.

2 – Termos público

São termos tradicionais que não pertencem a ninguém e são públicos.

Você não será o primeiro a usar esse termo. Provavelmente está sendo um dos últimos no presente momento.

Mesmo que seja realizado um ótimo trabalho de SEO, ainda assim ficará bem longe da primeira página.

Esses termos são capazes de atrair um grande público para o website, o que é o seu ponto positivo.

O ponto negativo é que são extremamente concorridos.

Conclusão

Nos dias atuais todo website necessita de um trabalho de SEO, mesmo que básico realizado pelo próprio dono do site.

Receitas mágicas que já funcionaram no passado, se aplicadas hoje não funcionam mais. Servem apenas para entender como a internet mudou em um olhar histórico.

Todo mundo precisa saber o que é SEO para ter um planejamento (norte) sobre a sua presença digital. Ser capaz de contratar uma agência parceira honesta e avaliar o serviço realizado. Além de saber fugir de armadilhas.

Dúvidas? Bom, agora é com vocês. Não deixe de fazer o seu comentário.

Por Josue

Especialista em Marketing, Designer, Desenvolvimento Web e Inteligência de Negócios

Eu ajudo empresas, profissionais e empreendedores a ocuparem de forma profissional o seu espaço na Web. Ampliando negócios e vendas através de um Website e uma estratégia de Marketing Digital. Possibilitando mais competitividade em seu ramo de negócio.

Publicado em 18 de Novembro de 2019

Atualizado em 18 de Novembro de 2019